Certificação

A preocupação em prestar um serviço com qualidade aos seus clientes, em todas as áreas de atividade, levou a empresa progenitora da AdIN (EMARVR) a refletir na necessidade da Certificação,  que consistiu na implementação de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Ambiente na Organização, no âmbito dos serviços de Tratamento e Distribuição de Água para Consumo, Recolha e Drenagem de Águas Residuais.

O trabalho compreendeu a implementação da certificação do Sistema de Gestão Integrado (Qualidade e Ambiente) – SGI (QA), elaborado de acordo com as Normas da série NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001, respetivamente, tendo como base metodológica os princípios do PDCA (do inglês plan – planear, do – executar, check – verificar e act – atuar).
Assim, o projeto foi desenvolvido de acordo com as seguintes fases:

  • Fases 1 e 2 (diagnóstico e plano de ação) – Plan: consistiu em estabelecer os objetivos do sistema e os seus processos, bem como os recursos necessários para obter resultados de acordo com os requisitos do cliente e as políticas da organização e identificar e tratar riscos e oportunidades.
  • Fase 3 (processos e procedimentos) – Do: consistiu em implementar o que foi planeado.
  • Fase 4 (auditorias) – Check: consistiu em monitorizar (onde aplicável), medir os processos e os produtos e serviços resultantes por comparação com políticas, objetivos, requisitos e atividades planeadas e reportar os resultados;
  • Fase 5 (ações corretivas) – Act: consistiu em empreender ações para melhorar o desempenho, conforme necessário. Ou seja, elaborar e estruturar o plano de melhorias a efetuar.

O trabalho decorreu no prazo de 12 meses, tendo-se obtido a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão Ambiental no Concelho de Vila Real, em Abril 2017, a qual se manteve até ao final do ano 2019.

Considerando que ao encerrar o ano de 20219, a EMARVR seria extinta para dar lugar a uma nova empresa com abrangência intermunicipal, denominada por Águas do Interior Norte, E.I.M., S.A. (AdIN), foi necessário realizar uma auditoria extraordinária ao Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente (ISO 9001 e ISO 14001), com os seguintes objetivos:

  • Avaliar se o desempenho do sistema de gestão da organização assegura a melhoria contínua e o cumprimento continuado dos requisitos da norma de referência, incluindo o planeamento e execução das auditorias internas e revisão pela gestão mantendo-se operacional, conforme e relevante face à política e objetivos da organização.
  • Avaliar a adequabilidade do âmbito de certificação face a possíveis alterações.
  • Verificar a implementação eficaz das ações corretivas propostas em resposta a não conformidades eventualmente identificadas na auditoria anterior e/ou reclamações.
  • Avaliar o uso adequado de marcas ou qualquer outra referência à certificação.

Decorridos 3 anos de implementação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) no Concelho de Vila Real, foi realizada a auditoria de renovação da certificação nos dias 13 e 14 de julho de 2020, com o objetivo da renovação da certificação do Sistema de Gestão Integrado, Qualidade e Ambiente, segundo as Normas ISO 9001:2015 (Qualidade) e ISO 14001:2015 (Ambiente).

No final do mês de setembro do ano 2020 e após a análise ao relatório da auditoria e do respetivo plano de ações corretivas apresentado, a entidade certificadora APCER atestou estarem reunidas todas as condições para renovar a certificação do Sistema de Gestão implementado no Concelho de Vila Real, tendo procedido à emissão dos respetivos certificados.

Em 2021, foi realizada a auditoria de acompanhamento ao Sistema de Gestão Integrado, de Qualidade e Ambiente, pela APCER, nos dias 29 e 30 de abril de 2021, tendo-se concluído estarem reunidas as condições para o manutenção da certificação Qualidade e Ambiente.

O Sistema está suportado por uma estrutura documental composta por um conjunto de documentos, organizado em Manuais, Fichas de Processo, Procedimentos, Instruções de Trabalho e Modelos, sendo que quem move os Processos são as pessoas! E todos aqueles que interagem com a AdIN são Partes Interessadas consideradas relevantes no contexto do SGI.

Para todas as pessoas que trabalham sob o controlo da Organização, cujas responsabilidades têm impacto sobre o Sistema, a Organização tem definidas regras ambientais para serem consideradas no âmbito das respetivas funções,  aqui disponíveis para consulta.

Somos certificados a pensar em si.

Ajude-nos a melhorar, dando-nos a sua opinião sobre os serviços que prestamos através de um pequeno questionário, acessível a partir daqui. A sua participação é totalmente voluntária, mas irá contribuir para a melhoria dos serviços prestados.

Muito obrigado pelo seu contributo!