A constituição da empresa Águas do Interior Norte foi necessária para uma maior capacidade de gestão das suas redes de abastecimento de água e de recolha e tratamento de efluentes e de investimento neste setor, tendo em vista a garantia da sustentabilidade dos serviços, a garantia de qualidade da sua prestação e a manutenção de tarifas socialmente aceitáveis.
Considerando todos estes fatores, os Municípios integrantes da CIM Douro, reunidos no Concelho de Freixo de Espada à Cinta, no dia 25 de Maio de 2016, deliberaram promover a gestão conjunta dos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas, e gestão das redes de águas pluviais urbanas, através de uma entidade empresarial com abrangência intermunicipal, agregando oito municípios, nomeadamente Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça e Peso da Régua, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
A partir dessa data, teve início o processo de constituição da nova empresa com a elaboração dos estudos jurídico-financeiros e foi conduzido pela EMARVR, em “estreita articulação” com técnicos de todos os Municípios envolvidos e com o auxílio de algumas entidades externas. Tendo obtido “visto prévio” do Tribunal de Contas em setembro para a constituição da Águas do Interior Norte, E.I.M., S.A. (AdIN), esta foi formalmente criada no dia 15 de novembro de 2019, através de Escritura Pública, numa cerimónia realizada no Edifício do Ex-Governo Civil em Vila Real, pelas 11h30. A cerimónia foi presidida pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e contou com a presença de Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, entre outras entidades.
Em síntese, este novo modelo de gestão para além dos ganhos de escala e qualidade de serviço, elimina as dificuldades sentidas pelos municípios na gestão destes serviços.