14 Mar Use a área de cliente ou o contacto telefónico
Considerando a situação de grave risco para a saúde pública e como medida preventiva, a Águas do Interior Norte recomenda aos cidadãos que não se dirijam aos balcões de atendimento, a não ser que tal seja estritamente indispensável, conforme recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e de acordo com o Plano de Contingência Covid-19 desta Empresa. Em alternativa, quaisquer contactos deverão ser efetuados por via não presencial, privilegiando a ÁREA DE CLIENTE, o contacto telefónico, correio ou correio eletrónico, no sentido de mitigar a propagação da infeção.
Recomenda-se também a utilização dos recursos de pagamento disponíveis e que não exigem a presença nos locais de atendimento, como sejam o Débito Direto ou Multibanco.
Em resposta à crescente disseminação do COVID-19, a DGS – Direção Geral da Saúde publicou vários documentos de orientação técnica sobre tópicos específicos, nomeadamente, prevenção e controle de infeções causadas por vírus. Consulte aqui.
Desempenhando o abastecimento de água e o saneamento, um papel essencial na proteção da saúde humana, a OMS e a UNICEF publicaram em 03/03/2020, um resumo técnico com as principais orientações para os profissionais e prestadores de serviços de água, saneamento e gestão de resíduos, sobre o COVID-19.
A APDA, através da respetiva Comissão Especializada de Qualidade da Água, produziu um folheto informativo no sentido de esclarecer a população sobre o consumo de água potável. Consulte-o aqui. Veja também os 12_factos_sobre_covid19_na_agua. De igual modo, a Comissão Especializada de Águas Residuais, elaborou um folheto informativo no sentido de esclarecer sobre eventuais preocupações da presença do novo coronavírus nas águas residuais e, consequentemente, o potencial perigo para a saúde pública das instalações de coleta, interseção, elevação e nas Estações de Tratamento de Águas Residuais. Consulte o documento aqui.
Em suma, apresentamos um resumo das principais conclusões:
- As vias de transmissão principais do COVID-19 são a respiratória e o contacto;
- O vírus COVID-19 não foi detetado em sistemas de abastecimento de água e o risco para estes sistemas é baixo;
- A presença do vírus COVID-19 na água é possível, mas não existem evidências da sua transmissão através de água destinada ao consumo humano que possa estar contaminada;
- O vírus COVID-19 tem uma membrana exterior muito frágil, o que lhe confere pouca estabilidade no ambiente e uma elevada suscetibilidade à atuação de agentes oxidantes, como é o caso do cloro utilizado para desinfetar a água nos sistemas de abastecimento.
Por essa razão, a AdIN assegura a desinfeção adequada da água para maior proteção da saúde humana, apesar da ingestão não ser uma via de exposição relevante ao COVID-19. Deste modo confere-se que os atuais processos de tratamento e desinfecção da água da torneira são eficazes na remoção de vírus, pelo que não existem motivos de saúde para os consumidores optarem por água engarrafada ou outras bebidas.
Disponibiliza-se ainda para conhecimento de todos quantos interagem com a AdIN, o correspondente PLano de Contingência da AdIN.
A AdIN está atenta a todos os desenvolvimentos, de forma a tomar todas as medidas que se considerem necessárias para proteção de todos.