Qualidade de Serviço
O mais recente Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos encontra-se aqui.
O Volume 1, relativo à caraterização do setor de águas e resíduos, visa divulgar informação fundamental para o setor regulado, apresentando, em grandes números, os aspetos mais determinantes para a caraterização, evolução e avaliação do setor, no ano anterior ao da publicação de cada relatório.
Para além do volume 1, a ERSAR divulga anualmente uma ficha de avaliação da Qualidade de Serviço, com o resumo dos indicadores da atividade de cada Entidade Gestora. Seguem as fichas publicadas sobre a atividade da Águas do Interior- Norte:
Qualidade da Água de Abastecimento
O volume 2 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) publicado pela ERSAR refere-se mais concretamente aos resultados da Qualidade da Água.
O indicador Água Segura reflete o cumprimento dos requisitos da qualidade da água (isto é, dos valores paramétricos), bem como a realização do número mínimo de análises regulamentares. Os mais recentes resultados publicados pela entidade Reguladora constam do mapa seguinte:
Embora não esteja concluída a validação dos dados de qualidade enviados em relação ao ano 2024, podemos antecipar que a AdIN concluiu o ano 2024 com um índice geral de 99,0% que situa a atividade da AdIN na gama da classificação máxima do sistema indicadores, assinalada com um ponto verde nas fichas resumo da Qualidade de Serviço anual.
Divulgação trimestral dos resultados da Qualidade da Água de Abastecimento
A qualidade da água para consumo humano é regulada pelo Decreto-Lei nº 69/2023, de 21 de agosto, onde se encontram estipulados os valores máximos ou mínimos fixados para cada um dos parâmetros de qualidade – denominados “Valor paramétrico” (VP). Estes VP constarão dos nossos relatórios da qualidade da água para termo de comparação dos valores obtidos laboratorialmente.
O laboratório é sempre uma entidade externa, acreditada para a realização de cada parâmetro ou, em caso contrário, recorrendo a subcontratados acreditados.
As características da água servida em cada torneira e os correspondentes relatórios da qualidade da água servida no trimestre de referência dependem da sua localização geográfica e da Zona de Abastecimento (ZA) em que esta se insere. Todos os relatórios trimestrais da qualidade da água serão disponibilizados neste sítio, no prazo de 60 dias úteis após o termo do trimestre a que dizem respeito.
Com vista à determinação da Zona de Abastecimento do seu ponto de consumo, a AdIN tem em desenvolvimento o seu Sistema de Informação Geográfica (SIG) e espera disponibilizar ao consumidor um mapa interativo que permita que o consumidor aponte para a sua área de residência e assim determinar a Zona de Abastecimento em que se insere o seu ponto de consumo, e quais os resultados analíticos da água que consome. Até estar concluída esta ferramenta “online” e perante a complexidade da determinação da ZA para o cliente, a localização da ZA poderá ser efetuada pelo nosso Gabinete de Controlo de Qualidade, mediante um simples pedido para o e-mail gab.qualidade@adin.pt no qual conste a morada completa do ponto de abastecimento em questão e o número de cliente.
No excerto do Plano de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) disponível aqui encontram-se elencadas todas as Zonas de Abastecimento por município, população abastecida, formas de tratamento e desinfeção da água utilizadas. As zonas de abastecimento Sordo, Pinhão e Olgas Arroio abastecem localidades de mais que um concelho. Não foram pedidas nenhumas dispensas ou redução de frequência no âmbito da Avaliação e Gestão do Risco.
Nesse contexto, poderão encontrar nas pastas comprimidas patentes no final desta página os editais para a totalidade das ZA da AdIN, claramente identificáveis pela designação da ZA e o trimestre em causa.
No mesmo local, consta a publicitação anual da informação relativa ao controlo dos parâmetros potássio, cálcio, magnésio e dureza total por zona de abastecimento.
Por forma a prevenir alterações na Qualidade da Água aqui refletida cumpre-nos emitir as seguintes recomendações sobre como evitar riscos para a saúde devido à estagnação da água, resultante da baixa renovação nas tubagens, causada nomeadamente por baixos consumos:
-
- Assegure a manutenção periódica de elementos da rede, incluindo a limpeza e desinfeção de dispositivos que geram aerossóis — como chuveiros, humidificadores e banheiras de hidromassagem. Além disso, verifique o correto funcionamento de válvulas de segurança, válvulas redutoras de pressão e vasos de expansão.
- Os depósitos de água quente, tais como termoacumuladores e reservatórios de painéis solares, devem ser mantidos a temperaturas superiores a 60°C, reduzindo o risco de proliferação bacteriana.
- Após períodos de ausência prolongada, recomenda-se o uso da primeira de água para fins não alimentares, promovendo assim a renovação do sistema hidráulico e evitando o desperdício;
- Em sistemas de canalização antigos, caso a água apresente coloração amarelada ou acastanhada, deve-se deixar a água correr na primeira utilização do dia. Considera-se também a substituição da rede predial por tubulações fabricadas com materiais não corrosivos.
Se persistir qualquer dúvida adicional sobre qualidade da água, queiram por favor consultar as Perguntas Frequentes, ou contactar-nos através do e-mail gab.qualidade@adin.pt.