Controlo Analítico

Relatórios da qualidade da água

A qualidade da água para consumo humano é regulada pelo Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, que estipula os valores máximos ou mínimos fixados para cada um dos parâmetros de qualidade – denominados “Valor paramétrico” (VP). Estes VP constarão dos nossos relatórios da qualidade da água para termo de comparação dos valores obtidos laboratorialmente.
O laboratório é sempre uma entidade externa, acreditada para a realização de cada parâmetro ou, em caso contrário, recorrendo a subcontratados acreditados.
As características da água servida em cada torneira e os correspondentes relatórios da qualidade dependem da sua localização geográfica e da Zona de Abastecimento (ZA) em que esta se insere. Todos os respetivos relatórios trimestrais da qualidade da água serão disponibilizados neste sítio, no prazo de 60 dias úteis após o termo do trimestre a que dizem respeito.
A AdIN tem em desenvolvimento o seu Sistema de Informação Geográfica (SIG) e espera disponibilizar ao consumidor um mapa interativo que permita que o consumidor aponte para a sua área de residência e assim fique a saber a Zona de Abastecimento em que se insere o seu ponto de consumo, e quais os resultados analíticos da água que consome. Até estar concluída esta ferramenta “online” e perante a complexidade da determinação da ZA para cada local de consumo, a localização da ZA poderá ser efetuada pela nossa Área de Controlo de Qualidade mediante um simples pedido para o e-mail controlo.qualidade@adin.pt no qual conste a morada completa do ponto de abastecimento em questão.

Na lista seguinte encontram-se elencadas todas as Zonas de Abastecimento por município, sendo que as zonas de abastecimento Sordo, Pinhão e Olgas Arroio abastecem mais que um concelho e que todas as zonas assinaladas com asterisco servem exclusivamente água comprada à entidade gestora em alta – a Águas do Norte, S.A. – única responsável pela sua produção, bem como pelo controlo dos respetivos parâmetros conservativos. Por esse motivo, os boletins das ZA que aparecem destacadas contêm resultados de parâmetros conservativos determinados pela empresa fornecedora.

Concelhos da Zona de Abastecimento Designação da Zona de Abastecimento Concelhos da Zona de Abastecimento Designação da Zona de Abastecimento
Mesão Frio Sordo* Freixo de Espada à Cinta FEC_Congida
Murça MUR_Sobreira FEC_Mazouco
MUR_Carva FEC_Freixo de Espada à Cinta*
MUR_Vilares Olgas Arroio*
MUR_Garraia Torre de Moncorvo Olgas Arroio*
MUR_Cortinhas TMC_Açoreira
MUR_Varges TMC_Carviçais Nogueirinha
MUR_Fonte_Fria1* TMC_Felgueiras
MUR_Fonte_Fria2 TMC_Ferrominas
MUR_Penabeice TMC_Horta da Vilariça
MUR_Asnela TMC_Junqueira
MUR_Cadaval Mascanho* TMC_Larinho Carvalhal
MUR_Fiolhoso TMC_Lugar da Estrada
Peso da Régua Pinhão* TMC_Macieirinha Pereiras
PRG_Assureiras TMC_Martim Tirado
PRG_Carvalho TMC_Nozelos
PRG_Cederma TMC_Palameiro*
PRG_Costa do Vale TMC_Qta das Peladinhas
PRG_Covelinhas TMC_Qta do Corisco
PRG_Ferraria TMC_Salgueiral*
PRG_Fontanário de Ermida TMC_Sequeiros
PRG_Nostim TMC_Vale Ferreiros*
PRG_Passos Vila Real Pinhão*
PRG_Pocico Sordo*
PRG_Quintã-Mera VRL_Aveção do Cabo
PRG_Zona Central* VRL_Aveçãozinho
Sordo* VRL_Benagouro
Sabrosa Pinhão* VRL_Campeã
SBR_Fermentões VRL_Cidade*
SBR_Gouvães Douro VRL_Coêdo
SBR_Paços VRL_Covelo
SBR_Paradela de Guiães VRL_Cravelas
SBR_Pinhão Cel VRL_Dornelas
SBR_Provesende VRL_Escariz
SBR_S Cristóvão do Douro VRL_Fontanário de Arnal
SBR_S Lourenço de Ribapinhão VRL_Lamas de Olo
SBR_Sobrados VRL_Mascoselo
SBR_Souto Maior 1 VRL_Muas
SBR_Souto Maior 2 VRL_Outeiro
SBR_Vilarinho de S. Romão VRL_Paredes
Santa Marta de Penaguião SMP_Barreiro VRL_Relva
SMP_Carvalhais VRL_S. Miguel da Pena
SMP_Fornelos VRL_Samardã
SMP_Justos VRL_Seixo
SMP_Pedreira VRL_Só Alvão*
SMP_Póvoa da Serra VRL_Testeira
SMP_Sete Bicas VRL_Vila Cova
SMP_Soutelo VRL_Vila Nova
Sordo* VRL_Vilarinho da Samardã

Nota: Informamos que, após a revisão dos editais publicados pela AdIN até março 2021, entendemos emitir boletins com informação adicional. Nesse contexto, poderão encontrar nas pastas comprimidas relativas a cada trimestre todos os editais publicados até à data para além dos que agora foram complementados, claramente identificáveis por conterem a palavra adenda no seu nome.

Se persistir qualquer dúvida adicional sobre qualidade da água, queiram por favor consultar as Perguntas Frequentes,ou contactar-nos através do e-mail controlo.qualidade@adin.pt.