Controlo Analítico

Relatórios da qualidade da água

A qualidade da água para consumo humano é regulada pelo Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, que estipula os valores máximos ou mínimos fixados para cada um dos parâmetros de qualidade – denominados “Valor paramétrico” (VP). Estes VP constarão dos nossos relatórios da qualidade da água para termo de comparação dos valores obtidos laboratorialmente.

O laboratório é uma entidade externa, acreditada para a realização de cada parâmetro ou, em caso contrário, recorrendo a subcontratados acreditados.

As características da água servida em cada torneira e os correspondentes relatórios da qualidade dependem da sua localização geográfica e da Zona de Abastecimento (ZA) em que esta se insere. Todos os respetivos relatórios trimestrais da qualidade da água serão disponibilizados neste sítio, no prazo de 60 dias úteis após o termo do trimestre a que dizem respeito.

A AdIN tem em desenvolvimento o seu Sistema de Informação Geográfica (SIG) e espera disponibilizar ao consumidor um mapa interativo que permita que o consumidor aponte para a sua área de residência e assim fique a saber a Zona de Abastecimento em que se insere o seu ponto de consumo, e quais os resultados analíticos da água que consome. Até estar concluída esta ferramenta “online”, perante a complexidade da determinação da ZA para cada local de consumo, a localização da ZA poderá ser efetuada pelos nossos Serviços de Controlo de Qualidade mediante um simples pedido para o e-mail controlo.qualidade@adin.pt no qual conste a morada completa do ponto de abastecimento em questão.

As Zonas de Abastecimento Cidade, Só Alvão, Pinhão e Só Sordo, são abastecidas com água exclusivamente comprada a outra Entidade Gestora – a Águas do Norte, S.A. – que é única responsável pela sua produção, bem como pelo controlo dos respetivos parâmetros conservativos. Esta era também a situação do Ponto de Entrega (PE) em Alta – da EMARVR ao Município de Sabrosa – para abastecimento da povoação de Fragas e que esteve implementado até à criação da empresa Águas do Interior – Norte.

Neste contexto, a informação relativa aos parâmetros conservativos destas águas, poderá ser consultada no site www.adnorte.pt.

Se persistir qualquer dúvida adicional sobre qualidade da água queiram por favor consultar as Perguntas Frequentes ou contactar-nos através do e-mail controlo.qualidade@adin.pt.

Em cumprimento do nº 3 do artigo 17º do Decreto-lei nº 306/2007 de 27 de agosto sobre o Regime legal do controlo da qualidade da água para consumo humano, deixamos para consulta o último ano de resultados da qualidade da água no Concelho de Vila Real, publicados em 2019 enquanto EMARVR.