DIA MUNDIAL DO AMBIENTE – Não há vida sem água!

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE – Não há vida sem água!

A pensar em todos, a Águas do Interior Norte, lembra neste Dia Mundial do Ambiente, que a água é fonte da vida para o homem e para o planeta. Não há vida sem água!

Todos conhecemos esta verdade, mas esquecemo-nos que este bem tão precioso pode mesmo não durar para sempre.
O período frequente de secas, extensas e violentas, constitui uma das maiores vulnerabilidades do nosso país face às alterações climáticas. Desta situação, resulta uma dimuição significativa das reservas hídricas superficiais e uma redução de recursos hídricos subterrâneos, que estão na origem dos sistemas de abastecimento de águas às populações e às atividades urbanas.

Diariamente, muitos são os profissionais que trabalham na Águas do Interior Norte para manter o serviço de abastecimento de água à população, em condições de excelência, com todos os outros serviços inerentes ao ciclo de vida, nomeadamente captação, tratamento, controlo da qualidade, distribuição, controlo de fugas, reparação das redes de distribuição, drenagem e tratamento de águas residuais. Do elevado investimento previsto para equipamentos e tecnologia de monitorização, telegestão, deteção de fugas e controlo das redes de distribuição e reservatórios, cuja comparticipação comunitária já está assegurada no âmbito de candidaturas aprovadas, é expectável melhorar a eficiência hídrica dos sistemas, resultando numa redução significativa das perdas de água.

Mas ainda assim, não será suficiente!

É necessário dedicarmos uma atenção permanente na proteção da nossa água e não ter somente uma atuação reativa em situações extremas. Está nas mãos de todos preservar este bem tão precioso! Gestos simples, que fazem parte do dia-a-dia, podem ser fundamentais para iniciar a mudança. Mudança de hábitos de desperdício faz toda a diferença e são fáceis de criar:

  • Comunicar situações públicas de roturas de água;
  • Controlar regularmente o contador: Para assegurar que não há roturas ou fugas de água, compare os valores marcados no contador no início e no final de um determinado período durante o qual não vai consumir água (durante a noite ou quando ninguém se encontra em casa). Se os valores indicarem que houve consumo nesse período, há fugas. Para além disso, a leitura regular permite controlar a fatura e o consumo;
  • Instalar, em todas as torneiras da casa, redutores de caudal. Pode reduzir até 50% do consumo;
  • Substituir as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água;
  • Optar por duches curtos, fechar a água enquanto se ensaboa, aproveitar a água que corre enquanto aquece e limpar regularmente a cabeça do chuveiro;
  • Ajustar o autoclismo para o volume de descarga mínimo e evitar usar a sanita como caixote do lixo;
  • Usar as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa e evitar os ciclos de pré-lavagem. Ter atenção à manutenção, que também vai afetar os consumos;
  • Evitar, se possível, lavar a loiça à mão. No entanto, se for a única opção, não ter a torneira sempre aberta e usar pouco detergente, para poupar no enxaguamento;
  • Evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor;
  • Procurar ter um consumo sustentável, desde a compra à utilização;
  • E muito importante: Não usar a sanita como caixote do lixo.

A presença no esgoto doméstico de resíduos, como sejam toalhitas, fraldas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleos, medicamentos, entre outros, gera entupimentos nas redes de transporte das águas residuais até às ETAR, contribui para a degradação das infraestruturas e dificulta os processos de tratamento de águas residuais, que são essenciais para garantir a devolução ambientalmente correta dos efluentes.

Ainda neste dia, em que se comemora o Dia Mundial do Ambiente, temos o prazer de comunicar a atribuição do Certificado Ecolub com o Selo de 2020, à empresa antecessora da Águas do interior Norte, EMARVR, que atesta que os óleos lubrificantes usados são corretamente encaminhados para destinos finais legalmente autorizados.

Juntos, num esforço coletivo, construímos um planeta melhor!