Área Técnica

A Área Técnica da AdIN constitui a Unidade de Gestão Operacional de Infraestruturas, a Unidade de Gestão Douro e Corgo e a Unidade de Gestão Douro e Sabor, e é responsável por assegurar os serviços em seis áreas distintas:

1. Área de Gestão Preventiva de Infraestruturas;

2. Área de Gestão Ativa de Infraestruturas;

3. Área Controlo de Qualidade AA&AR;

4. Área de Estudos, Projetos e Conhecimento Infraestrutural;

5. Área Operacional Douro e Corgo;

6. Área Operacional Douro e Sabor.

Aos Serviços Operacionais e Gestão Ativa de Infraestruturas cabe a responsabilidade pela conservação e reabilitação de infraestruturas de água e saneamento e ainda a gestão das redes de águas pluviais.

Os Serviços de Gestão Preventiva de infraestruturas são responsáveis pela manutenção de todas as instalações complementares, incluindo equipamentos hidráulicos, eletromecânicos, elétricos e de automação da AdIN.

Aos Serviços de Estudos, Projetos e Conhecimento Infraestrutural cabe a responsabilidade de fiscalização e gestão de obras, preparação e verificação de processos de obras para concurso, realização de pequenos projetos de infraestruturas, apreciação de projetos de obras particulares.

Aos Serviços de Controlo de Qualidade, de Produção e Tratamento de Água e de Tratamento de Águas Residuais, compete zelar pela qualidade da água produzida e fornecida pela AdIN, pela qualidade das águas residuais tratadas nas ETAR’s da AdIN e ainda pelos volumes de água entrados no sistema e de águas residuais afluentes às ETAR’s da entidade gestora em alta.

Aos Serviços Operacionais Douro e Corgo, Douro e Sabor, cabe a responsabilidade operacional das infraestruturas de água, saneamento e a gestão das redes de águas pluviais, assim como o controlo da qualidade de águas de abastecimento e águas residuais, nos Concelhos do Douro e Corgo e Douro e Sabor, respetivamente.

Projetos

Redes Prediais

A fim de estabelecer as ligações das redes prediais às redes públicas de distribuição de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais do imóvel que pretende construir, deverá adotar os seguintes procedimentos gerais, que se encontram disponíveis para download no ficheiro Especificação Técnica para projetos particulares.pdf no final desta página:

Pedido de Informação Cadastral e Entrega do Projeto Predial

Ver ponto 3.1.1 da ET Projetos Particulares

Ramais de Ligação para imóveis existentes

Ver ponto 3.1.2 da ET Projetos Particulares

Contrato de fornecimento

Ver ponto 3.1.3 da ET Projetos Particulares

Loteamentos

A fim de estabelecer as ligações das infraestruturas do Loteamento que pretende construir às redes públicas de distribuição de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, deverá adotar os seguintes procedimentos gerais, que se encontram disponíveis para download no ficheiro Especificação Técnica para projetos de loteamentos.pdf no final desta página:

Pedido de Informação Cadastral

Ver ponto 3.1.1 da ET Projetos de Loteamentos

Entrega de Projeto de Infraestruturas de Loteamento

Ver ponto 3.1.2 da ET Projetos de Loteamentos

Comunicação do Início das Obras

Ver ponto 3.1.3 da ET Projetos de Loteamentos

Acompanhamento de Execução de Obra

Ver ponto 3.1.4 da ET Projetos de Loteamentos

Vistoria para Receção Provisória

Ver ponto 3.1.5 da ET Projetos de Loteamentos

Ligações ao sistema público

Ver ponto 3.1.6 da ET Projetos de Loteamentos

Especificações Técnicas

As especificações técnicas de materiais e trabalhos apresentados, bem como os desenhos tipo, estão em permanente atualização. Poderá fazer o download dos ficheiros anexados no final desta página.

Especificação Técnica – Materiais de Redes de Água

Especificação Técnica – Materiais de Redes de Drenagem de Águas Residuais

Especificação Técnica – Identificação de Tubagens e Acessórios Exteriores

Especificação Técnica – Projetos de Obras particulares

Especificação Técnica – Projetos de Loteamentos

Índice de Especificações e Desenhos

Desenhos Tipo

Edifícios Existentes

Ligações às Redes

Sempre que desejar requisitar ligações das redes prediais às redes públicas de distribuição de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais de um edifício existente, quer sejam ramais novos, alterações ou substituições dos ramais existentes, deverá apresentar no balcão de atendimento geral os seguintes elementos:

1. Com projeto predial na AdIN – não sendo necessário qualquer procedimento adicional (ver Guia técnico para projetos particulares.pdf ponto 3.1.1.2);

2. Sem projeto predial na AdIN – sendo necessário a apresentação da planta de implantação a escala legível (1:1.000 ou superior) do imóvel, com a delimitação do terreno, indicando preferencialmente:

  • Localização pretendida para a caixa do contador e respetivo ramal de ligação à rede pública, tal como a indicação do material e o diâmetro do mesmo;
  • Localização pretendida para a caixa de ramal de águas residuais domésticas e pluviais, com indicação do respetivo diâmetro e material.