31 Mar AdIN investe mais de 3,1 Milhões de Euros nos concelhos do Peso da Régua e de Mesão Frio
No âmbito do aviso do POSEUR-12-2017-05, viu a Águas do Interior Norte aprovadas 69 candidaturas, incidindo em várias operações de reabilitação de ETAR’s e redes de coletores nos municípios integrantes da empresa.
Posteriormente foi decidido agrupar essas candidaturas em lotes para colocação das empreitadas a concurso, atendendo a critérios de tipologia de obra e proximidade geográfica.
Mais um desses lotes é agora consignado e agrupa 6 candidaturas aprovadas, incidindo nas seguintes intervenções:
- Ampliação de rede de saneamento em Canelas, Fontelas, Godim, Poiares, Sedielos Remostias (Peso da Régua), incluindo 3 Estações Elevatórias de Águas Residuais;
- Substituição de uma ETAR Compacta por uma ETAR de Membranas de última geração em Oliveira (Mesão Frio);
- Reabilitação de uma ETAR Compacta em Moura Morta (Peso da Régua);
- Substituição de 2 ETAR’s por 7 Estações Elevatórias de Águas Residuais e ampliação de rede de saneamento em Loureiro e Romezal (Peso da Régua);
- Substituição de 2 fossas séticas por 2 Estações Elevatórias de Águas Residuais na Costa do Vale e Vila Seca de Poiares (Peso da Régua);
- Reabilitação e reforço da capacidade do coletor do Rodo, que recebe o saneamento de parte do concelho do Peso da Régua e o encaminha para o intercetor das Águas do Norte;
O concurso público para execução destas intervenções foi ganho pela empresa “Monteiro & Irmão, S.A.”, tendo sido adjudicado pelo valor de 3 119 484,33 € e o prazo de execução da obra é de 550 dias.
O conjunto das candidaturas prevê investimentos na ordem dos 21 milhões de euros, a executar nos próximos 3 anos, tendo já sido consignadas obras ou finalizados concursos, a consignar brevemente, no valor de cerca de 11 milhões de euros. Os restantes concursos encontram-se a decorrer.
A este valor de investimento na melhoria do tratamento das águas residuais somam-se investimentos na melhoria das redes de abastecimento de água, com vista a reduzir drasticamente as perdas de água das redes, no valor de 14 milhões de euros, cujos procedimentos também se encontram a decorrer, totalizando o conjunto dos investimentos previstos em cerca de €35 Milhões.
A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes.